top of page

BULGARIA - PAÍS 10

Cidades

Cidades Bulgaria

Relatos

Historias Bulgaria

Grande parte das pessoas que conhecemos na Bulgária foram para o país de passagem, indo para a Grécia ou outros lugares, ou somente porque era a passagem mais barata que encontraram para viajar, e por isso visitaram somente a capital Sofia. Definitivamente a Bulgária é mais do que um país de passagem ou uma escolha aleatória. É um país que merece uma visita planejada e com tempo para conhecer suas belezas escondidas pelo interior do país, além de sua capital.

 

Nós chegamos na Bulgária sem saber o que iríamos encontrar pela frente e, com certeza, fomos surpreendidos pelas belas paisagens e cidades históricas. Viajamos por 14 dias na Bulgária e com certeza poderíamos ter ficado mais, à toa, curtindo cada uma das cidadezinhas. Plovdiv e Veliko Tarnovo são cidades incríveis, com muita riqueza cultural e arquitetônica. A pequena cidade de Melnik e seus arredores vale uma visita para amantes de vinhos como nós. E, claro, não poderíamos esquecer de Bansko, que não estava em nossos planos originais, mas que nos encantou com suas montanhas nevadas. É um dos países mais pobres da Europa por ter uma forte herança comunista e tenta ainda se reerguer.

Definitivamente recomendamos incluir a Bulgária em qualquer roteiro de viagem, não apenas pelas incríveis cidades, como também por pessoas simpáticas, uma culinária deliciosa e por ainda ser barata para os viajantes, comparada a outros países da Europa.

Dicas práticas - Abr /2017

Dicas Bulgaria

Dinheiro:

US$ 1 = 1,85 Lev

No geral eles usam conversão 1 Euro = 2 Lev.

Muitos locais aceitam cartão de crédito e é bem fácil encontrar Changes e ATM’s pelas cidades

Média de gasto diário para duas pessoas - tudo exceto transporte de chegada e saída do país:

US$64,00

Melhor época para visitar:

Depende. Se você gosta de inverno e esquiar a melhor época é em janeiro e fevereiro. Para quem não gosta de frio, a partir de maio até setembro é uma boa época. Em abril ainda vimos montanhas com neve, pegamos alguns dias um pouco mais frios e não pudemos fazer alguns passeios que queríamos como o 7 Rila Lakes.

Transporte entre cidades

Ônibus ou carro. Algumas cidades é possível ir de trem, mas pelo que vimos o tempo é maior do que o ônibus, mas as passagens podem custar um pouco menos.

Para ver horários de trem e ônibus (existem mais opções do que aparece no site, mas já ajuda a orientar):

http://www.bgrazpisanie.com/en/

Para alugar carro: 40 Lev a diária - aluguel no aeroporto. Na cidade várias agências alugam pelo mesmo preço, porém o depósito tem que ser feito em dinheiro e no aeroporto pode ser feito no cartão de crédito. Aluguel no app Rentalcars.com

O que faltou fazer:

 - 7 Rila Lakes - a montanha ainda estava com neve e os lagos congelados.

 - Litoral - ainda estava frio e planejamos ir para as praias da Albânia.

Tempo no país:

Ficamos 13 dias e gostamos do tempo que ficamos, mas se você tiver menos dias disponíveis acreditamos que 8 dias é um bom tempo para fazer um roteiro similar ao nosso (sem praias).

O que comer:

Banitsa, Tarator, Liubinitza, queijos brancos, vinhos locais (bons e baratos).

Cozinhamos nos hostels em muitas refeições, o que ajudou a economizar na alimentação.

Visto:

Brasileiros não precisam de visto, para até 90 dias, para turismo. O país ainda não faz parte do Acordo de Schengen, mas já solicitou inclusão.

Entrada e saída do país:

Chegada

Chegamos na Bulgária no Aeroporto de Sofia vindo de Israel.

 

Saída

Saímos de Sofia para Bucareste/Romênia de trem. Compramos a passagem na Central Train Station um dia antes, mas vimos pessoas comprando na hora. O valor da passagem é 51 Lev por pessoa e a viagem dura aproximadamente 10 horas. O trem sai as 9h e as 15h05 chega em Ruse onde troca de trem para Bucareste. Este trem sai as 16h10 e é nele que é feito o controle de passaporte.

Para ir de ônibus de Sofia para Bucareste você compra na Central Bus Station na empresa Etap. Custa 52 Lev por pessoa e dura 8 horas a viagem. Não sabemos todos os horários mas tem um a 00h30. Você consegue comprar no mesmo dia.

Independentemente do meio de transporte, para comprar a passagem de saída do país só no local e em dinheiro. 

Outras dicas

  • Sim card - plano de 4gb de internet para 15 dias. Custa 6 Lev na Telenovo.

  • Apps úteis: Moovit, Google Translator (baixar o búlgaro para offline), Google Maps (funcionou melhor que o Waze)

Please reload

bottom of page