SOFIA
Relatos
Sofia foi nossa primeira cidade da Europa. Provavelmente não será a capital mais bonita que iremos visitar, mas mesmo assim não deixa de ter sua relevância. Uma das cidades mais antigas da Europa, tem um contexto histórico incrível, lindas praças e monumentos impressionantes. Além de tudo isto, a cidade tem uma mensagem de coexistência maravilhosa, a praça da tolerância onde tem uma sinagoga, mesquita e igreja juntas mostrando que é possível todas as religiões estarem em paz, juntas.
Um fato histórico importante da cidade que as pessoas tem orgulho de contar é que durante a Segunda Guerra o governo protegeu a comunidade judaica para não enviar nenhum judeu aos campos de concentração. Na época havia 50 mil judeus no país. Grande parte saiu do país com a entrada do comunismo, já que era proibido qualquer religião.
E para deixar a cidade ainda é mais interessantes ela é cheia de restaurantes e bares como na Vitosha Boulevard e para os baladeiros de plantões a noite da cidade tem ótimos pubs com bebidas bem baratinhas! = ]
Catedral Alexander Nevsky | Catedral Alexander Nevsky | Catedral Alexander Nevsky |
---|---|---|
Escavações | Mesquita | |
Largo | ||
Igreja de St. George, na Presidência | Praça no Centro de Sofia | Igreja Russa - St. Nicholas |
Praça em Sofia | Vista da Mesquita e Sinagoga | Teatro Ivan Vazov |
Estátua perto do Teatro Ivan Vazof | Museu de Arte Socialista | Linguiça de frango |
Dicas práticas - Abril/2017
Dinheiro:
Moeda: Lev - US$1 = 1,85 Lev
Saque em ATM muito fácil, varias disponíveis pelas cidades.
Onde Ficamos
Hostel Mostel (só aceitam pagamento em dinheiro). Hostel muito bom, recomendado pelo Lonely Planet. Espaço de convivência bem grande, bom para conhecer outras pessoas. Oferece café da manhã (farto e gostoso) e jantar (pasta e um copo de cerveja), para a maioria das reservas. Equipe é bem atenciosa. Tem que ficar no prédio principal, quartos privativos e dormitórios com 4 camas ficam em prédios próximos à sede. Oferecem day tour para Rila Monastery - 40 Lev - pagar para motorista. Tem Pub Crawl todos dias às 22h. Valor médio da cama em dormitório com 8 camas por dia = 22 Lev (café e jantar)
Faça sua reserva pelo Booking.com, usando este link (ganhe R$ 50 e ainda nos ajuda - não paga mais nada por isso): https://www.booking.com/s/leocha36
Onde recomendamos ficar
Qualquer lugar que esteja próximo ao centro. Bons pontos de referência: Vitosha Boulevard, Mesquita e Igreja (Estação Serdika II do Metrô). Ou perto de qualquer metrô. Hostel Mostel tem excelente localização.
Como se locomover na cidade: Ficando no centro é possível fazer tudo a pé, pois todas as atrações estão em um raio de 2km. Chegando pelo aeroporto, tem metrô para o centro de Sofia (estação Serdika II) – é só seguir a faixa azul de sinalização a partir da saída do desembarque.
Como se locomover na cidade
Ficando no centro é possível fazer tudo a pé, pois todas as atrações estão em um raio de 2km.
Chegando e saindo da cidade
Chegada
Chegando pelo aeroporto, tem metrô para o centro de Sofia (estação Serdika II) – é só seguir a faixa azul de sinalização a partir da saída do desembarque.
Saída
Primeira saída: Pegamos um ônibus para Plovdiv - Custa 12 Lev e dura dura cerca de 2 horas a viagem. Compramos a passagem na Central Bus Station e não precisa comprar com antecedência.
Para ver horários (existem mais opções do que aparece no site, mas já ajuda a orientar):
http://www.bgrazpisanie.com/en/
Segunda saída: Alugamos um carro para Malnik - 40 Lev a diária - aluguel no aeroporto. Na cidade várias agências alugam pelo mesmo preço, porém o depósito tem que ser feito em dinheiro e no aeroporto pode ser feito no cartão de crédito. Aluguel no app Rentalcars.com
Roteiro
Dia 1
Chegamos cedo em Sofia, mas como havíamos passado a noite acordados no aeroporto estávamos cansados. Andamos à tarde pela Vitosha Boulevard e pelo centro, passando pela Igreja, Mesquita e Sinagoga.
Dia 2
-
Free Sofia Tour - tour grátis pela cidade, 2 vezes por dia (11h ou 18h). É uma ONG, pedem doação para quem fizer o tour mas não precisa pagar. O tour demora 2 horas, passa pelos principais pontos turísticos da cidade, não entra em nenhum. Gostamos muito. http://www.freesofiatour.com
-
Free Food Tour - tour grátis com degustação de pratos típicos da Bulgária. Não substitui o almoço mas é gostoso e o passeio é bem interessante. A guia explica sobre os locais e tradições pelo lado da comida. Todo dia às 14h (o ponto de encontro é a 5 minutos do término do Free Sofia Tour. Demora 2 horas também. http://www.balkanbites.bg
Dia 3
-
Catedral Alexandre Nevsky (entrada gratuita) – é a maior e o principal ponto turístico da Bulgária. Sua arquitetura impressiona. Gostamos mais do prédio do que do interior (a maioria das igrejas que visitamos na Bulgária tem o interior muito escuro, com afrescos em todas as paredes de Santos)
-
Igreja atrás da Presidência (entrada gratuita)
-
Grande Sinagoga (não conseguimos entrar)
-
Centralni Hali - mercado de comida - fica entre a mesquita e a sinagoga. É pequeno mas interessante de conhecer. Para quem quer comprar um lanche e comer na praça é o local mais barato e tem opções gostosas. Compramos pão e queijos e almoçamos na praça em frente
-
Museu da Arte Socialista - fica afastado do centro da cidade, fomos de metro (estação GM Dimitrov). Entrada estava com preço especial no dia que fomos (2 lev cada). Parece um pouco de propaganda do regime socialista. Tem pouca arte, a maior parte dos quadros é do GM Dimitrov (grande líder do período). Valeu a pena para conhecer um pouco mais da história do país. Se tiver pouco tempo em Sofia, acreditamos que é dispensável visitar esse museu.
Obs: É possível fazer o passeio para o Rila Monastery e para Plovdiv em um dia (bate e volta). Para o Rila Monastery achamos que vale a pena alugar um carro. Para Plovdiv vale a pena dormir na cidade.
O que faltou fazer
Vitosha Mountain - é possível ir de transporte público
Tempo no cidade
3 dias – Se estiver com pouco tempo em 2 dias é possível fazer a cidade toda e conhecer algum local próximo (Rila Monastery, por exemplo).
Onde Comer (local, tipo de comida, valor):
Banitza – folhado de queijo (em qualquer padaria), Tarator – sopa fria de iogurte com pepino e dill, um dos maiores orgulhos do país, Salada de pepino, tomate e queijo branco.
O Centralni Hali é um local bom e barato para comer e dá para conhecer um pouco da culinária búlgara. Gastamos 8 Lev para 2 pessoas.
Restaurantes: Hadjidraganov’s Cellar – indicado no Trip Advisor, restaurante tradicional búlgaro (é possível ver muitos locais comendo aí), o valor é mais caro se você está com orçamento baixo, mas a comida é boa (o Free Food Tour passa por ele). Gastamos 22 Lev para dividir um prato grande.