MELNIK
Relatos
Melnik oficialmente é a menor cidade da Bulgária com cerca 400 habitantes! Uma cidade de praticamente uma rua que nos valeu a visita por sua rota de vinhos e pela linda vista da Melnik Pyramids. Alugamos um carro de Sofia e partimos rumo às vinícolas. A região de Melnik é uma das principais produtoras de vinho da Bulgária, que já tinha tradição de produção da bebida, mas que devido ao comunismo se perdeu e tem sido retomada nos últimos anos e a qualidade dos vinhos não perde para nenhum lugar da Europa.
Na região de Melnik você pode visitar as principais vinículas do país, conhecer mais sobre o método de produção, sobre a uva Melnik 55 (exclusiva da região) e ainda fazer degustações de vinhos com um ótimo custo-benefício (nós fizemos em duas e com certeza valeu muito a pena). Depois das degustações seguimos para o Monastério Rozhen na região e a vista das montanhas nos encantou. Já a cidade de Melnik, mesmo sendo bem pequena, tem seu charme, apesar de sua rua principal ser muito turística.
Recomendamos a visita a Melnik combinada com outras cidades da região sul da Bulgária que tem muito oferecer e estradas com vistas espetaculares. Ir somente para Melnik sem a rota de vinhos e sem ir para outras cidades acreditamos que não vale à pena, já que a cidade é muito pequena e você visita ela toda em 5 minutos.
Estrada a caminho de Melnik | Vinícula de Orbellus | Vinícula de Orbellus |
---|---|---|
Vinícula de Villa Melink | Estrada para Melnik | |
Vista do Rozhen Monastery | Rozen Monastery | Cidade de Melnik |
Cidade de Melnik |
Dicas práticas - Abril/2017
Dinheiro
Moeda: Lev - US$1 = 1,85 Lev
Não vimos casa de Change, acreditamos que pelo menos ATM tenha.
Onde Ficamos
Mario Complex Hotel – Hotel simples, na entrada da cidade, bem gostoso, com café da manhã simples incluído. A equipe é simpática mas fala pouco inglês, o que dificulta a comunicação. Tem um mercadinho (o principal da cidade) e um restaurante dentro do hotel. Quarto privativo com banheiro – 38 Lev a diária.
Faça sua reserva pelo Booking.com, usando este link (ganhe R$ 50 e ainda nos ajuda - não paga mais nada por isso): https://www.booking.com/s/leocha36
Onde recomendamos ficar
Qualquer lugar em Melnik. A cidade é muito pequena e é possível caminhar por ela toda em 5 minutos.
Como se locomover na cidade
A pé. Para os outros pontos turísticos é necessário carro. Não sabemos como é o transporte público.
Chegando e saindo da cidade
Chegada
Chegamos Melnik de carro vindo de Sofia carro. O aluguel custa 40 Lev a diária e pegamos o carro no aeroporto. Na cidade várias agências alugam pelo mesmo preço, porém o depósito tem que ser feito em dinheiro e no aeroporto pode ser feito no cartão de crédito. Aluguel no app Rentalcars.com
Saída
Saímos de carro de Melnik para Bansko.
Roteiro
Dia 1
Alugamos um carro no aeroporto de Sofia e saímos às 11h, rumo à Melnik e sua região de vinhos. Chegamos às 13h30 na primeira vinícola, Orbellus, que produz vinhos orgânicos. O tour é pequeno e é possível ver a produção dos vinhos. Depois fizemos uma degustação, com 3 vinhos muito bons e pagamos 8 Lev por pessoa. Recomendamos a visita.
Daí seguimos para a segunda vinícola, Villa Melnik, menos de 10 minutos de carro de distância. Essa vinícola é maior e o tour é um pouco maior, também pela área de produção e pelo porão onde os barris são armazenados. O tour é bem interessante. Ao final fizemos uma degustação com 3 vinhos e pagamos 10 Lev por pessoa. Nas 2 vinícolas é possível comprar vinhos e pagar com cartão de crédito. Não foi preciso fazer reserva antecipada para visitar as vinícolas. A região tem várias outras vinícolas. Se você gosta muito de vinho vale ficar uns dois dias só fazendo tours, rs.
Daqui seguimos para o Rozhen Monastery. O Monastério é bonito, mas não muito impressionante, mas a vista é bem bonita. Entrada e estacionamentos gratuitos.
Daqui seguimos para a cidade, que fica a 5 minutos de distância. Fizemos check-in e passeamos pela cidade. A vista para a Melnik Pyramids (montanha ao redor da cidade), vale a visita, se você quiser ver outros locais na região. Melnik é uma cidade muito pequena (reconhecida como a menor do mundo, com 400 habitantes) e visitar só ela, não vale o deslocamento desde Sofia.
Dia 2
Seguimos para Bansko
Tempo no cidade
1 dia (inclui tour de vinhos, monastério e todos as outras atrações de Melnik)
Onde Comer (local, tipo de comida, valor):
A cidade tem uma única rua principal, com vários restaurantes. Todos os restaurantes cobram mais ou menos o mesmo valor. Pagamos 13 Lev para comer nós dois. Quem quiser economizar pode levar comida de Sofia.