BANSKO
Relatos
Bansko não estava nos planos no começo da viagem porque achávamos que só compensava ir para quem quer ir esquiar, mas vimos em um outro blog que a cidade tinha um centrinho legal e resolvemos ver o que a cidade tem a oferecer. E que bom que fomos até lá, foi uma ótima surpresa! Começando pela a estrada de Melnik até Bansko que tem um visual sensacional de montanhas cobertas por neve (fomos no começo da primavera). Chegando na cidade achamos ela super gostosa para passear sem compromisso e ficar vendo as montanhas em sua volta. Ela não tem nenhum ponto turístico que chama atenção, mas se você quer relaxar por alguns dias é o lugar.
Para quem quer esquiar também vale muito a pena, pelo que vimos ela tem várias estações de esqui boas e é mais barata que os outros países da Europa.
Dicas práticas - Abril/2017
Dinheiro
Moeda: Lev - US$1 = 1,85 Lev
Não vimos casa de Change, acreditamos que pelo menos ATM tenha.
Onde Ficamos
Villa Vera Guest House. Uma guesthouse bem gostosa. A família é muito atenciosa, os quartos são muito bons, confortáveis e o café da manhã com muita fartura. Pagamos 40 Lev a diária com quarto, banheiro privativo e café da manhã. Está a 5 minutos a pé de Old Town.
Faça sua reserva pelo Booking.com, usando este link (ganhe R$ 50 e ainda nos ajuda - não paga mais nada por isso): https://www.booking.com/s/leocha36
Onde recomendamos ficar
Perto da Old Town.
Como se locomover na cidade
A pé por Old Town e de carro para ir para a Pirin Mountain (tem bondinho para as estações de esqui, mas não sabemos se funciona o ano inteiro ou só na temporada de inverno).
Chegando e saindo da cidade
Chegada
Chegamos em Bansko vindo de carro vindo de Melnik. Alugamos o carro em Sofia, o aluguel custa 40 Lev a diária e pegamos o carro no aeroporto. Na cidade várias agências alugam pelo mesmo preço, porém o depósito tem que ser feito em dinheiro e no aeroporto pode ser feito no cartão de crédito. Aluguel no app Rentalcars.com
Saída
Saímos de carro de Bansko para Sofia.
Roteiro
Dia 1
Saímos de Melnik e no caminho passamos por Sandanski (perda de tempo, não tem nada para fazer – o TripAdvisor e a Revista Viagem & Turismo vão tentar te convencer do contrário, mas não acredite).
Seguimos para Bansko, fizemos check-in e saímos para conhecer a Old Town. A cidade é muito charmosa e a vista da Pirin Mountains é incrível (chegamos no começo da primavera e a temporada de esqui ainda estava acontecendo). Visitamos também a Holy Trinity Church, que é bem bonita. Depois sentamos em um café e ficamos apreciando a vista.
Dia 2
Visitamos a Pirin Mountain – Virhem e Shangrilahahahah – vimos as pistas de esqui e a vista da montanha é impressionante. No verão é possível ir mais para o alto da montanha e pelo que nos falaram tem lagos pelo caminho.
Depois da Montanha seguimos para as cidades próximas a Bansko – Banya, Razlog e Dubrinitsa (não valeu a pena, pois não tem nada de interessante). Uma dica é que se você quiser ir para Bansko e as opções de hospedagem estiverem caras é possível ficar em uma dessas cidades e passear em Bansko, pois a cidade mais longe fica a 8 km de Bansko.
Continuamos o passeio para Rila Monastery. A entrada no monastério é gratuita e o estacionamento custa 4 Lev. Foi o Monastério que mais gostamos de visitar, a arquitetura é diferente dos outros, com pinturas vivas. A torre do sino e do relógio chama bastante a atenção pelo maquinário do relógio à vista. As montanhas ao redor são bem bonitas, mas após passar por Bansko foi o que menos nos impressionou nessa visita.
Do Monastério seguimos para Sofia, onde seguimos apenas para pegar o trem para Bucareste, Romênia.
Tempo no cidade
1 dia.
Onde Comer (local, tipo de comida, valor):
Fizemos um queijos e vinho (comprado em uma das vinícolas que visitamos). Na alta temporada o hotel tem restaurante e tem também muitas opções na Old Town.