BRASOV
(TRANSILVÂNIA)
Relatos
A cidade de Brasov e seus arredores confirmou o que já tínhamos achado em Sighisoara: Transilvânia não é escura, não é medonha e nem parece cenário para vampiros. Muito pelo contrário, ela é linda, cercada de montanhas verdes, alegre e cheia de vida.
No nosso primeiro dia em Brasov, pegamos o carro para conhecer alguns pontos turísticos que tem ao seu redor. O primeiro deles foi o Castelo Peles que é considerado um dos mais bonitos do mundo! O que faz a beleza dele ser tão diferente é sua riqueza de detalhes tanto na parte de fora como de dentro dele, nunca vimos nada igual. É o lugar mais visitado da Romênia, inclusive um dos poucos lugares que encontramos com outros brasileiros. Em seguida partimos para a Fortaleza de Rasnov e não imaginávamos que era de lá que iríamos ver a vista mais bonita da Romênia e uma das mais bonitas de toda a nossa viagem, e olha que não foi pouco lugar bonito que a gente viu. Que lugar incrível! A ruína da Fortaleza junto ao cenário de montanhas com neve vai nos marcar para sempre.
E por fim fomos ao tão esperado e conhecido Castelo de Bran - o Castelo do Drácula! Mas que decepção! Acho que até agora foi o maior "pega turista" de toda a viagem. O castelo não é bonito e tem muito pouco falando do Drácula! Um conselho nosso é, se você não se interessa pela história do Drácula, não vá para lá! Com certeza a Romênia tem muito mais a oferecer.
E a cidade de Brasov? Simplesmente sensacional! Com uma riqueza histórica fantástica e cheio de lugares surpreendentes não tem como ficar de fora do seu roteiro da Romênia. Ainda por cima tivemos sorte de pegar o feriado do aniversário da cidade, podendo ver shows pela praça e conhecer ainda mais a cultura romena.
Chegando em Sinaia | Castelo Peles | Castelo Peles |
---|---|---|
Castelo Peles | Castelo Peles | Castelo Peles |
Castelo Peles | Castelo Peles | |
Fortaleza de Rasnov | Fortaleza de Rasnov | Fortaleza de Rasnov |
Fortaleza de Rasnov | Fortaleza de Rasnov | Fortaleza de Rasnov |
Fortaleza de Rasnov | Fortaleza de Rasnov | Fortaleza Rasnov |
Castelo Bran | Castelo Bran | Castelo Bran |
Castelo Bran | Igreja ortodoxa em Brasov | Praça principal em Brasov |
Sinagoga Beth Israel em Brasov | Sinagoga Beth Israel em Brasov | Black Church |
Praça principal de Brasov | Prédio em Brasov | Praça principal de Brasov |
Letreiro em Brasov | Vista da cidade de Brasov |
Dicas práticas - Abril/2017
Dinheiro:
US$ 1 = 4,2 RON
Em Brasov é possível encontrar diversas casas de câmbio e ATM's.
Em Rasnov, Bran e Sinaia não temos informação pois fomos somente nos pontos turísticos.
Onde Ficamos
Rolling Stone Hostel (em Brasov) - (só aceitam pagamento em dinheiro). Se você está procurando por um hostel este não é o lugar. Este é uma pensão, com quartos com banheiro compartilhado e alguns com banheiro privativo. Ficamos em quarto com banheiro privativo e foi muito confortável e limpo. Não tem café da manhã, mas é possível usar a cozinha (não tem fogão). A equipe é muito atenciosa e valeu muito a pena. Fica a um quilômetro da praça principal (Piața Sfatului). Aceitam pagamento somente em dinheiro.
Valor: 130 RON a diária, para quarto duplo, com banheiro privativo.
Faça sua reserva pelo Booking.com, usando este link (ganhe R$ 50 e ainda nos ajuda - não paga mais nada por isso): https://www.booking.com/s/leocha36
Onde recomendamos ficar
Com certeza perto da Piața Sfatului, é a praça principal da Old Town e perto de todos os pontos turísticos. O hostel em que ficamos foi excelente.
Como se locomover na cidade
Dentro de Brasov a pé. Todos os pontos turísticos estão bem próximos.
Chegando e saindo da cidade
Chegada
Chegamos carro vindo de Sibiu, cerca de 2h30 de viagem.
Saída
Saímos de carro rumo à Bucareste. São 170 km e leva aproximadamente 2h30.
Existem muitas opções de ônibus e trem de Bucareste para Brasov, já que Brasov é o principal destino da Transilvânia. É possível ver os horários de trem neste site: www.infofer.ro
Roteiro
Dia 1
Chegamos de Sibiu e fomos para o Hostel, jantamos por lá e dormimos.
Dia 2
Acordamos cedo e saímos rumo ao Castelo Peles em Sinaia, Fortaleza de Rasnov e Castelo de Bran. Fizemos todos de carro, mas é possível a todos esses locais de ônibus a partir de Brasov, num bate-volta. Nós fizemos todos no mesmo dia, acreditamos que de transporte público seja necessário pelo menos 1 dia para cada.
Castelo Peles em Sinaia (Castelul Peleș):
Um dos castelos mais bonitos do mundo. Sua arquitetura impressiona pela riqueza de detalhes e a sua decoração incrível, não é para menos que é a atração mais visitada da Romênia.
No caminho entre o estacionamento e o Castelo tem um jardim com vista para o Castelo e alguns restaurantes e barraquinhas de souvenir.
Chegando de carro, você verá uma guarita, para pagamento do estacionamento (10 Lei). Dentro do estacionamento há 2 pontos para estacionar. Siga a estrada até o ponto em que seguranças não te deixarão continuar, esse é o estacionamento mais perto do castelo e você terá que andar menos.
O tour pelo Castelo é guiado (não vimos opção de fazer sozinhos) e leva cerca de 1h15 para os dois andares.
No primeiro andar ficam as salas de reunião, gabinetes e a impressionante coleção de armas. Já no segundo andar estão os quartos.
Horário de funcionamento: 09h às 15h30
Ingresso:
Visita no andar inferior: 30 RON adulto, 7,50 RON estudante e idoso.
Visita aos dois andares: 60 RON adulto, 15 estudante e idoso.
Taxa de fotografia: 35 RON
Se você não tem desconto de estudante ou idoso, achamos que vale a pena fazer só o primeiro andar. Fizemos os dois andares e gostamos mais do primeiro.
Fortaleza de Rasnov (Cetatea Râșnov):
Foi o lugar que a vista mais nos impressionou em toda Romênia. A Fortaleza é linda e é ainda cercada de montanhas, que estavam com neve quando fomos lá. Foi sensacional.
Chegando na Fortaleza, é necessário parar o carro num estacionamento a cerca de 500 metros da Fortaleza, morro a cima. O estacionamento tem uma catraca instalada para pagamento, mas estava liberada quando fomos.
Para chegar no alto do morro é possível ir de trenzinho, 5 RON por pessoa ou a pé. Nós subimos a pé e foi bem tranquilo, em menos de 10 minutos estávamos na Fortaleza.
Entrada: 12 RON
Horário de funcionamento: 9h às 19h
Castelo de Bran (Castelul Bran):
Conhecido como o Castelo do Drácula, foi a maior decepção que tivemos na Romênia, na verdade já esperávamos por isso pois todo mundo que conversamos antes tinha nos recomendado não ir, mas pagamos para ver. Para nós é uma atração "pega turista". Dizem que esse Castelo foi inspiração para Bram Stocker escrever a história do Conde Drácula. Vlad Tepes, príncipe romeno que inspirou o Drácula, poucas vezes esteve neste Castelo.
Na nossa opinião (e de mais um monte de gente), se você não tiver tempo de ver todos os castelos da Romênia, fique com o Castelo Peles.
Entrada:
Adulto: 35 RON
Idosos (65+): 25 RON
Estudantes: 20 RON
Taxa de fotografia já inclusa.
Horário de funcionamento:
1) Abril a setembro:
Segunda-feira: 12h às 18h
Terça a domingo: 9h às 18h.
Última entrada: 18h
2) Outubro a março;
Segunda-feira: 12h às 16h
Terça a domingo: 9h às 16h.
Última entrada: 16h
Site oficial: http://www.bran-castle.com/
Voltamos depois de visitar esses 3 lugares e ainda fizemos o Free Tour em Brasov, que tem início às 18h e dura 2h30. Ele começa na Piața Sfatului ao lado da Fonte e passa pelos principais pontos turísticos da cidade e foi ótimo para conhecer mais da sua história. O tour funciona por gorjeta, como todos os Free Tour pela Europa.
Site oficial: http://brasov.walkaboutfreetours.com/
Dia 3:
Passeamos pela Old Town em Brasov. Era aniversário da cidade e todos os museus estavam com entrada gratuita. São três museus na praça principal e, na verdade, não gostamos de nenhum, mas se quiserem escolher um, recomendamos o Muzeul Civilizației Urbane (7 RON adulto)
Depois subimos até o alto da montanha em que está o letreiro de Brasov (igual ao de Hollywood), a caminhada é de 2km mas a vista da cidade compensa (é só seguir a trilha com triângulo branco com um triângulo vermelho dentro, que começa ao lado do teleférico).
Dia 4:
Acordamos cedo e voltamos para Bucareste. Tínhamos que devolver o carro às 11h. A viagem dura cerca de 2h30, e são 170 km.
Tempo no cidade
Depende muito se você está de carro e de quais passeios próximos você quer fazer, mas Brasov em si precisa de 1 dia, mas é uma cidade gostosa e se você tiver tempo vale passar pelo menos 2 dias por lá.
Onde Comer (local, tipo de comida, valor):
Perto da praça principal tem uma rua de pedestre com diversas opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos.
Nós recomendamos uma hamburgueria que comemos e gostamos bastante: Grătar Urban. Eles fazem um hambúrguer caseiro e o preço é muito bom, pagamos 18 RON por um cheeseburger com batata.