top of page

BRASOV

(TRANSILVÂNIA)

Relatos

Historias Brasov

A cidade de Brasov e seus arredores confirmou o que já tínhamos achado em Sighisoara: Transilvânia não é escura, não é medonha e nem parece cenário para vampiros. Muito pelo contrário, ela é linda, cercada de montanhas verdes, alegre e cheia de vida.

No nosso primeiro dia em Brasov, pegamos o carro para conhecer alguns pontos turísticos que tem ao seu redor. O primeiro deles foi o Castelo Peles que é considerado um dos mais bonitos do mundo! O que faz a beleza dele ser tão diferente é sua riqueza de detalhes tanto na parte de fora como de dentro dele, nunca vimos nada igual. É o lugar mais visitado da Romênia, inclusive um dos poucos lugares que encontramos com outros brasileiros. Em seguida partimos para a Fortaleza de Rasnov e não imaginávamos que era de lá que iríamos ver a vista mais bonita da Romênia e uma das mais bonitas de toda a nossa viagem, e olha que não foi pouco lugar bonito que a gente viu. Que lugar incrível! A ruína da Fortaleza junto ao cenário de montanhas com neve vai nos marcar para sempre.

E por fim fomos ao tão esperado e conhecido Castelo de Bran - o Castelo do Drácula! Mas que decepção! Acho que até agora foi o maior "pega turista" de toda a viagem. O castelo não é bonito e tem muito pouco falando do Drácula! Um conselho nosso é, se você não se interessa pela história do Drácula, não vá para lá! Com certeza a Romênia tem muito mais a oferecer.

E a cidade de Brasov? Simplesmente sensacional! Com uma riqueza histórica fantástica e cheio de lugares surpreendentes não tem como ficar de fora do seu roteiro da Romênia. Ainda por cima tivemos sorte de pegar o feriado do aniversário da cidade, podendo ver shows pela praça e conhecer ainda mais a cultura romena.

Chegando em Sinaia

Chegando em Sinaia

Castelo Peles

Castelo Peles

Castelo Peles

Castelo Peles

Castelo Peles

Castelo Peles

Castelo Peles

Castelo Peles

Castelo Peles

Castelo Peles

Castelo Peles

Castelo Peles

Castelo Peles

Castelo Peles

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza Rasnov

Fortaleza Rasnov

Castelo Bran

Castelo Bran

Castelo Bran

Castelo Bran

Castelo Bran

Castelo Bran

Castelo Bran

Castelo Bran

Igreja ortodoxa em Brasov

Igreja ortodoxa em Brasov

Praça principal em Brasov

Praça principal em Brasov

Sinagoga Beth Israel em Brasov

Sinagoga Beth Israel em Brasov

Sinagoga Beth Israel em Brasov

Sinagoga Beth Israel em Brasov

Black Church

Black Church

Praça principal de Brasov

Praça principal de Brasov

Prédio em Brasov

Prédio em Brasov

Praça principal de Brasov

Praça principal de Brasov

Letreiro em Brasov

Letreiro em Brasov

Vista da cidade de Brasov

Vista da cidade de Brasov

Dicas Brasov

Dicas práticas - Abril/2017

Dinheiro:

US$ 1 = 4,2 RON

Em Brasov é possível encontrar diversas casas de câmbio e ATM's.

Em Rasnov, Bran e Sinaia não temos informação pois fomos somente nos pontos turísticos.

Onde Ficamos

Rolling Stone Hostel (em Brasov) - (só aceitam pagamento em dinheiro). Se você está procurando por um hostel este não é o lugar. Este é uma pensão, com quartos com banheiro compartilhado e alguns com banheiro privativo. Ficamos em quarto com banheiro privativo e foi muito confortável e limpo. Não tem café da manhã, mas é possível usar a cozinha (não tem fogão). A equipe é muito atenciosa e valeu muito a pena. Fica a um quilômetro da praça principal (Piața Sfatului). Aceitam pagamento somente em dinheiro.

Valor: 130 RON a diária, para quarto duplo, com banheiro privativo.

Faça sua reserva pelo Booking.com, usando este link (ganhe R$ 50 e ainda nos ajuda - não paga mais nada por isso): https://www.booking.com/s/leocha36

Onde recomendamos ficar

Com certeza perto da Piața Sfatului, é a praça principal da Old Town e perto de todos os pontos turísticos. O hostel em que ficamos foi excelente.

Como se locomover na cidade

Dentro de Brasov a pé. Todos os pontos turísticos estão bem próximos.

Chegando e saindo da cidade

Chegada

Chegamos carro vindo de Sibiu, cerca de 2h30 de viagem.

Saída

Saímos de carro rumo à Bucareste. São 170 km e leva aproximadamente 2h30.

Existem muitas opções de ônibus e trem de Bucareste para Brasov, já que Brasov é o principal destino da Transilvânia. É possível ver os horários de trem neste site: www.infofer.ro

Roteiro

Dia 1

Chegamos de Sibiu e fomos para o Hostel, jantamos por lá e dormimos.

Dia 2

Acordamos cedo e saímos rumo ao Castelo Peles em Sinaia, Fortaleza de Rasnov e Castelo de Bran. Fizemos todos de carro, mas é possível a todos esses locais de ônibus a partir de Brasov, num bate-volta. Nós fizemos todos no mesmo dia, acreditamos que de transporte público seja necessário pelo menos 1 dia para cada.

Castelo Peles em Sinaia (Castelul Peleș):

Um dos castelos mais bonitos do mundo. Sua arquitetura impressiona pela riqueza de detalhes e a sua decoração incrível, não é para menos que é a atração mais visitada da Romênia.

No caminho entre o estacionamento e o Castelo tem um jardim com vista para o Castelo e alguns restaurantes e barraquinhas de souvenir.

Chegando de carro, você verá uma guarita, para pagamento do estacionamento (10 Lei). Dentro do estacionamento há 2 pontos para estacionar. Siga a estrada até o ponto em que seguranças não te deixarão continuar, esse é o estacionamento mais perto do castelo e você terá que andar menos.

O tour pelo Castelo é guiado (não vimos opção de fazer sozinhos) e leva cerca de 1h15 para os dois andares.

No primeiro andar ficam as salas de reunião, gabinetes e a impressionante coleção de armas. Já no segundo andar estão os quartos.

Horário de funcionamento: 09h às 15h30

Ingresso:

Visita no andar inferior: 30 RON adulto, 7,50 RON estudante e idoso.

Visita aos dois andares: 60 RON adulto, 15 estudante e idoso.

Taxa de fotografia: 35 RON

Se você não tem desconto de estudante ou idoso, achamos que vale a pena fazer só o primeiro andar. Fizemos os dois andares e gostamos mais do primeiro.

Fortaleza de Rasnov (Cetatea Râșnov):

Foi o lugar que a vista mais nos impressionou em toda Romênia. A Fortaleza é linda e é ainda cercada de montanhas, que estavam com neve quando fomos lá. Foi sensacional.

Chegando na Fortaleza, é necessário parar o carro num estacionamento a cerca de 500 metros da Fortaleza, morro a cima. O estacionamento tem uma catraca instalada para pagamento, mas estava liberada quando fomos.

Para chegar no alto do morro é possível ir de trenzinho, 5 RON por pessoa ou a pé. Nós subimos a pé e foi bem tranquilo, em menos de 10 minutos estávamos na Fortaleza.

Entrada: 12 RON

Horário de funcionamento: 9h às 19h

Castelo de Bran (Castelul Bran):

Conhecido como o Castelo do Drácula, foi a maior decepção que tivemos na Romênia, na verdade já esperávamos por isso pois todo mundo que conversamos antes tinha nos recomendado não ir, mas pagamos para ver. Para nós é uma atração "pega turista". Dizem que esse Castelo foi inspiração para Bram Stocker escrever a história do Conde Drácula. Vlad Tepes, príncipe romeno que inspirou o Drácula, poucas vezes esteve neste Castelo.

Na nossa opinião (e de mais um monte de gente), se você não tiver tempo de ver todos os castelos da Romênia, fique com o Castelo Peles.

Entrada:

Adulto: 35 RON
Idosos (65+): 25 RON
Estudantes: 20 RON
Taxa de fotografia já inclusa.

 

Horário de funcionamento:

1) Abril a setembro:

Segunda-feira: 12h às 18h

Terça a domingo: 9h às 18h.

Última entrada: 18h

2) Outubro a março;

Segunda-feira: 12h às 16h

Terça a domingo: 9h às 16h.

Última entrada: 16h

Site oficial: http://www.bran-castle.com/

Voltamos depois de visitar esses 3 lugares e ainda fizemos o Free Tour em Brasov, que tem início às 18h e dura 2h30. Ele começa na Piața Sfatului ao lado da Fonte e passa pelos principais pontos turísticos da cidade e foi ótimo para conhecer mais da sua história. O tour funciona por gorjeta, como todos os Free Tour pela Europa.

Site oficial: http://brasov.walkaboutfreetours.com/

Dia 3:

Passeamos pela Old Town em Brasov. Era aniversário da cidade e todos os museus estavam com entrada gratuita. São três museus na praça principal e, na verdade, não gostamos de nenhum, mas se quiserem escolher um, recomendamos o Muzeul Civilizației Urbane (7 RON adulto)

Depois subimos até o alto da montanha em que está o letreiro de Brasov (igual ao de Hollywood), a caminhada é de 2km mas a vista da cidade compensa (é só seguir a trilha com triângulo branco com um triângulo vermelho dentro, que começa ao lado do teleférico).

Dia 4:

Acordamos cedo e voltamos para Bucareste. Tínhamos que devolver o carro às 11h. A viagem dura cerca de 2h30, e são 170 km.

Tempo no cidade

Depende muito se você está de carro e de quais passeios próximos você quer fazer, mas Brasov em si precisa de 1 dia, mas é uma cidade gostosa e se você tiver tempo vale passar pelo menos 2 dias por lá.

Onde Comer (local, tipo de comida, valor):

Perto da praça principal tem uma rua de pedestre com diversas opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Nós recomendamos uma hamburgueria que comemos e gostamos bastante: Grătar Urban. Eles fazem um hambúrguer caseiro e o preço é muito bom, pagamos 18 RON por um cheeseburger com batata.

Please reload

bottom of page