top of page

SIGHISOARA

(TRANSILVÂNIA)

Relatos

Historias Sighisoara

Sighisoara na Trânsilvânia é Patrimônio da Humanidade da Unesco e a cidade medieval mais preservada da Romênia. Nela você se sente em um cenário de filme e fica criando na cabeça toda uma história de aventura. Com uma arquitetura tão única, você não precisa de nenhuma atração turística para gostar da cidade, o mais legal é passar sem rumo pelo seu centro histórico. De noite a cidade se transforma, ela fica mais vazia e ganha um encanto diferente com a iluminação das ruas e casas.

Aproveitamos a ida a Sighsoara  para visitar a Igreja Fortificada de Biertan. Ela em si não tem nada de especial, mas que vista! Rodeada de montanhas verdes e casinhas,  faz valer a visita. Estas casinhas parecem  ser tão de antigamente, e a vida lá ainda é tão rural que você percebe que ainda hoje, existem pequenos vilarejos com estilo de vida completamente diferentes do que estamos acostumados a ver. Pela Ásia já tínhamos visto muitos vilarejos parecendo ser do século passado, mas não imaginávamos ver isto na Europa (claro, que muito diferente dos vilarejos da Ásia). 

Por fim, finalizamos nosso dia na cidade de Sibiu que nos impressionou com suas lindas praças, pena que não conseguimos dormir por lá.

Chegando em Sighisoara

Chegando em Sighisoara

Dicas Sigshoara

Dicas práticas - Abril/2017

Dinheiro:

US$ 1 = 4,2 RON

Os restaurantes e mercados aceitam cartão de crédito e é possível encontrar Changes e ATM pelo centro da cidade.

Onde Ficamos

Pensiunea Andrea Maria em Sighisoara (só aceitam pagamento em dinheiro). Uma pensão bem confortável e limpa. Não tem café da manhã. É 10 minutos de carro distante da rua principal, mas como estávamos de carro não foi problema.

Valor: 80 RON a diária, para quarto duplo, com banheiro privativo.

Faça sua reserva pelo Booking.com, usando este link (ganhe R$ 50 e ainda nos ajuda - não paga mais nada por isso): https://www.booking.com/s/leocha36

Onde recomendamos ficar

Para quem não tem carro o melhor é ficar perto da Old Town. Um bom ponto de referência é o Clock Tower.

Existem várias opções de hospedagem dentro da Old Town.

Como se locomover na cidade

O centro da cidade e a Old Town são pequenos. Apesar de ser possível entrar de carro na Old Town o melhor é andar a pé.

Perto do Clock Tower o estacionamento na rua custa 5 RON para o dia inteiro ou 1 RON para uma hora.

Chegando e saindo da cidade

Chegada

Chegamos carro vindo de Gura Humorului (Bucovina) 300 km de distância, que leva 5h30.

 

Saída

Saímos de carro rumo à Biertan, 30 minutos de distância, depois seguimos para Sibiu em um caminho de 1h e por último fomos para Brasov (2h30)

Roteiro

Dia 1

Chegamos no começo da tarde em Sighisoara, vindo de Gura Humorului (Bucovina). A cidade é conhecida por ser o local onde Vlad Tepes, o príncipe romeno que inspirou o Drácula, nasceu e por ser a cidade medieval mais preservada da Romênia, sendo Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
Tentamos subir no Clock Tower, na Piata Cetatii, logo que chegamos mas já estava fechado (funciona das 09h às 15h30). Seguimos caminhando pela cidade. Fomos para a Escadaria Coberta (Scara Şcolarilor) em frente à Praça Central. Ela leva à Biserica din Deal, uma escola e um cemitério e lá do alto tem uma vista maravilhosa da cidade. Depois caminhamos por toda Old Town (caminhada que leva uma hora, mas dá para passar muito mais tempo de tão bonita que a cidade é), e visitamos às torres ao redor da cidade.

Continuamos pela parte de fora da Old Town onde vimos uma rua de comércio e a Biserica Sfânta Treime, na beira do rio que corta a cidade (com certeza chegando na cidade você verá a Igreja).

Fomos jantar e voltamos para ver a Old Town iluminada à noite, imperdível. Vale a pena dormir na cidade para ver isso.

Vale dizer que é possível visitar a casa onde Vlad Tepes nasceu, hoje transformada em um restaurante e um pequeno museu. Não entramos pois não parece nada demais!!

Dia 2

Acordamos cedo para subir na Clock Tower. A vista é maravilhosa da cidade, recomendamos. O museu que tem na Clock Tower é bem simples e dispensa a visita, mas o ingresso inclui a visita ao museu. Depois seguimos viagem para Biertan, Sibiu e por fim Brasov.

Horário de funcionamento: 09h às 15h30

Ingresso: 15 RON - sem taxa de fotografia

Biertan

Cerca de 30 minutos de Sighisoara, Biertan tem uma Igreja Fortificada (Biserica Fortificata). Na Romênia várias cidades têm igrejas fortificadas, mas a de Biertan vale a visita. De tão bonita que é, com uma bela vista, já foi capa do Lonely Planet Romênia. Localizada em um pequeno vilarejo, a pequena estrada que leva até a Igreja já vale a visita, com uma paisagem maravilhosa no caminho.

Na praça em que a Igreja está localizada têm alguns restaurantes e há também opções de hospedagem (não recomendamos dormir por aqui, pois tem somente a Igreja para visitar).

Estacionamento: 5 RON para o dia todo (na rua em frente à praça).

Entrada: 10 RON- não tem taxa de fotografia.

Horário de Funcionamento: 10h às 13h e das 14h às 17h

Sibiu

Seguimos de Biertan para Sibiu - são 75 km, 1h30 mais ou menos. Chegamos na cidade por volta das 13h e paramos o carro fora da Old Town (estava muito trânsito para passar pela catraca - o estacionamento dentro da Old Town é pago). O local que estacionamos fica a 5 minutos de caminhada da entrada pela Piata Mica. Nesta entrada está a Liars Bridge (Podul Minciunilor), ponte de ferro onde os mercadores faziam negócios.

A Piata Mica é bem pequena, mas já dá sinais de quão bela é a cidade. Olhando em frente é possível chegar na Piata Mare e seguindo para a direita chega-se na Piata Huet. Todas as praças têm pontos turísticos maravilhosos, vale a pena passar em todos e ver as belas igrejas, catedrais, torres.

O que nos chamou mais a atenção na cidade foram os telhados que parecem ter olhos te vigiando o tempo todo, pode ser assustador à noite, rs. Além do telhado incrível da Catedral Luterana de Saint Mary (Catedrala Evanghelică C.A. Sfânta Maria).

O legal da cidade é passear pela Old Town, sem rumo. Todas as ruas tem algo para ver. Passamos algumas horas na cidade, mas nos arrependemos de ter reserva em Brasov e não ter dormido por ali.

Saímos da cidade por volta das 18h e fomos para Brasov - 140 km, 2 horas.

Tempo no cidade

Sighisoara - 1 dia - Dá para fazer bate-volta de Brasov

Sibiu - 1 dia - Dá para fazer bate-volta de Brasov

Biertan - somente visita à Igreja Fortificada.

Tanto Sibiu e Sighisoara são cidades lindas que valem passar uma noite se você tem tempo.

Onde Comer (local, tipo de comida, valor):

Em Sighisoara comemos em um restaurante na entrada de um hotel na Strada 1 Decembrie 1918, perto da praça que paramos o carro e que fica a 5 minutos de caminhada da Clock Tower, não lembramos o nome :(

Dentro da Old Town têm várias opções de restaurantes mas são um pouco mais caros, gastamos 40 RON para nós dois.

Em Sibiu também dentro da Old Town tem inúmeros restaurantes, mas comemos apenas um folhado de queijo em uma dessas padarias tão comuns pela Romênia toda. Bom e barato (4 RON um folhado).

Em Biertan não comemos, mas vimos alguns restaurantes ao redor da praça em frente à Igreja.

Please reload

bottom of page